Terceirização em Condomínios, o que é e como terceirizar

Seu condomínio precisa terceirizar?

A terceirização é o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa a fim de prestar um determinado serviço. Estas empresas, oferecem funcionários para limpeza, conservação, segurança e o que mais forem necessários.

A empresa contratada fica responsável por gerenciar os funcionários tais como : contratar, treinar, dar feedbacks e se preocupar em entregar os serviços com padrões de qualidade – sendo de responsabilidade as folhas de pagamentos e direitos trabalhistas.

Por trazer benefícios ao condomínio e para a gestão do síndico, a grande maioria dos condomínios hoje, adotam empresas terceirizadoras de mão de obra, e isso gera uma grande economia quando se trata de folha de pagamento.

Administrar um condomínio e cuidar de todos os processos burocráticos da contratação de profissionais são tarefas trabalhosas e que exigem muita cautela. A terceirização de mão de obra permite que tudo isso se torne fácil e prático, pois quando se terceiriza profissionais qualificados, você ganha tranquilidade para focar em tarefas primordiais.

Vantagens da Terceirização

Optar pela terceirização pode ser vantajoso, por proporcionar flexibilidade e agilidade nos processos:

  • Capacitação profissional: São treinados para prestar atividades mais complexas e ou que exija um conhecimento técnico e preciso. Os profissionais que sejam contratados diretamente pelo próprio condomínio, nem sempre possui esses conhecimentos.
  • Melhor administração do tempo: elaboram escalas de acordo com a necessidade do condomínio.
  • Em casos de faltas, férias ou demissões fica responsável por repor o funcionário.
  • Prover e manter equipamento EPI, uniformes, etc.
  • O síndico consegue solicitar um profissional de acordo com o perfil do condomínio.
  • Responsabilidade na gestão do RH: folha de pagamento, contrato de trabalhos, salários, etc.

 

Ganhe 1h de Consultoria

Redução de Custos

Ao terceirizar uma atividade, a contratante gastará menos com produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas por exemplo.

Vale lembrar também que toda empresa arca com uma série de gastos com seus funcionários que trabalham com carteira assinada, e que devem vir informados na folha de pagamento dos colaboradores. Alguns dos benefícios que os funcionários devem receber, de acordo com a CLT, são 13° Salário, FGTS, vale transporte e seguro-desemprego.

Essa redução de custos também é garantida pela otimização do tempo, uma vez que essa tarefa será feita por um profissional que não tenha relação empregatícia com a contratante, o que permite que seus funcionários possam se dedicar às atividades que exercem normalmente.

» Está precisando de Porteiros para o seu condomínio? Clique aqui, temos o melhor profissional de portaria para você.

Velocidade de Contratação

Neste modelo de contrato não existe vínculo empregatício com o condomínio que solicita a terceirização. Essa é uma grande vantagem para as contratantes, que dessa forma não precisarão passar por longos processos seletivos de recrutamento e seleção de novos funcionários. Dessa forma, a terceirizadora que é responsável por lidar com esse colaborador, e disponibilizar o serviço para a contratante de forma rápida e com ótima qualidade.

Segurança Jurídica

A primeira lei que foi criada sobre a terceirização foi a  Lei nº 6.019/1974, que estabelecia que as terceirizadoras só poderiam prestar serviços que estivessem relacionados às atividades-meio da contratante. Porém, com a vigência da Reforma Trabalhista, a nova lei alterou o artigo que definia essa prestação de serviços pela nova Lei nº 13.467/2017, que passou a permitir que as terceirizadoras pudessem prestar qualquer tipo de serviço às contratantes, até mesmo tarefas que estivessem relacionadas às suas atividades-fim.

Apesar da Reforma ter feito essa mudança, um artigo da Lei 6.019 permaneceu igual, o que estabelece que a contratante da terceirizadora não tenha nenhuma relação empregatícia com o funcionário terceirizado. Porém, caso a terceirizadora não cumpra com os direitos trabalhistas do funcionário terceirizado, a empresa contratante será consequentemente responsável por lidar com essa situação e garantir os direitos que foram suprimidos. Por este motivo é imprescindível que você escolha uma empresa que tenha experiência e segurança financeira para que te ofereça o que há de melhor em terceirização.

Além disso, caso a contratante peça para que o profissional terceirizado exerça a função desejada dentro da sede da empresa, ela própria é responsável por garantir algumas questões.

Essa regra está prevista na lei 13.429/17, estabelece as seguintes garantias:

  • Segurança;
  • Local para alimentação;
  • Fornecimento de materiais de trabalho;
  • Uniformes;
  • Gestão de pessoas.

Já a terceirizadora, por sua vez, é responsável por questões como o pagamento do salário, verbas trabalhistas como depósito do FGTS, férias, décimo terceiro, recolhimento das contribuições previdenciárias e até mesmo a concessão de benefícios como vale transporte, vale alimentação, entre outros.

Terceirização x Economia

Acreditava-se que contratando as empresas terceirizados geraria economia, mas colocando na ponta do lápis o custo de um funcionário próprio não fica distante, entretanto, levando em consideração encargos trabalhistas e a burocracia, no final sairia bem mais caro ter um funcionário próprio.

Como vimos acima, estes são alguns principais benefícios e pontos da nova lei da terceirização, que está trazendo uma equiparação do Brasil com as principais economias globais no que diz respeito às relações de trabalho.

A flexibilização dos contratos de serviço terceirizado permite às empresas aumentarem sua competitividade num ambiente econômico cada vez mais acirrado. Do ponto de vista do trabalhador, o mercado está mudando e exigindo mais especialização e desempenho para garantir a eficiência das organizações e manter o ciclo de crescimento de ambos os lados. E ambos os lados podem contar com a Partner, pois além do serviço de terceirização, ela garante treinamento, supervisão e qualificação profissional aos colaboradores que são designados para exercerem cargos em contratos terceirizados.

Gostaria de saber como a terceirização pode ajudar sua empresa? Basta preencher o formulário acima. Um especialista em terceirização irá orientá-lo e fornecer 1h (uma hora) de consultoria gratuita para você.